O produto pode até não estar naquela sua lista de necessidades especiais, mas se a vitrine onde ele está te "convida", a paradinha para conferir é inevitável, não é? O convite, é resultado da tarefa "minuciosa" de um profissional muito sensível ao que é "visual", o vitrinista. Muitas lojas, investem pesado nesse tipo de ação, organizando suas vitrines de tal forma que estas possam expor não só produtos e promoções, mas conceitos de determinada marca. Daí estima-se a importância de expor produtos através dessas poderosas aliadas.
Desde os primeiros mercadões dos séculos antes de Cristo, a preocupação em mostrar os produtos levava os artesãos, agricultores e outros comerciantes, a espalharem seu materiais pelas ruas e bancas. Porém é no século 19, durante os primeiros anos da revolução industrial que a vitrine passou a ser utilizada tal como a conhecemos hoje. Neste período os joalheiros e artesãos começaram a utilizar os espaços frontais de seus estabelecimentos para mostrar os seus serviços. Dessa forma as decorações, os manequins, começaram a ser usados para as vitrines.
Como percebe-se a vitrine é fundamental para comunicar. Através dela, você propõe um convite para que qualquer pessoa que passar pelo seu estabelecimento, se identifique com o seu produto e entre em sua loja. A vitrine, portanto, é o seu cartão de visita, ela têm o poder de atrair ou levar para bem longe o seu consumidor.
Como então trabalhar sua vitrine para que ela convide seu consumidor? Para isso invista em organização, bom gosto e originalidade.
É interessante ter uma nova decoração na vitrine a cada mês ou pelo menos a cada nova campanha, ou promoção. A maioria das pessoas circulam diariamente por um mesmo local e esse hábito contribui para que uma hora ou outra ela perceba a sua vitrine. Portanto recriar sua vitrine sempre que necessário é fundamental. Organize-se para respeitar a periodicidade que seus produtos e ofertas exigem.
Tenha bom gosto, inspire-se em reconhecidas marcas que atuam em seu segmento. Sim, concorrentes dão muitas ideias, trabalhe-as inovando sempre. Para quem já foi pra fora do país e já provou do vislumbre das vitrines de outlets e grifes renomadas, pode ter uma boa ideia do que usar em vitrines para atrair o público.
Não tenha medo de ser original. O que é "diferente" atrai a atenção inevitavelmente e a vitrine é o lugar ideal para isso: ATRAIR A ATENÇÃO! Alguns materiais auxiliam na decoração, tais como: banquetas, prateleiras e adesivos de vidro.
Enfim, lindas, inspiradoras, convidativas, comunicadoras, a vitrine também pode ser uma ferramenta de mídia alternativa de baixo custo. Você não precisa ter uma verba exorbitante para divulgar seus produtos e promoções. Além disso ela permite que sua comunicação seja feita de forma muito próxima ao público de interesse e dessa forma as chances de impacto são muito maiores.
E então, vamos trabalhar a vitrine? Caso queira receber outras dicas sobre este tema,
clique aqui e entre em contato conosco. Além disso, quem necessita de um novo projeto para a fachada de lojas e estabelecimentos comerciais, pode contar com as ideias da CG Propaganda.