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Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012
Os "milindres" de uma campanha promocional
Alguns cases de campanhas promocionais que "deram errado" marcaram a história da propaganda. Um dos mais recentes e notáveis, foi o caso de uma reconhecida marca de chocolates que realizou uma campanha prometendo uma chuva de chocolates em uma conhecida avenida de São Paulo. No final das contas, o que era pra ser uma "chuva", segundo os consumidores não passou de um "chuvisco", deixando centenas de pessoas desiludidas a espera de um único chocolate. A  intenção foi excelente, mas o resultado da campanha não foi nada positivo para marca.

Uma campanha promocional é qualquer ação dirigida e pontual que visa atingir objetivos pré determinados em curto e médio prazo, seja ele aumento de vendas, aumento de "recall" (lembrança do produto), promover uma ideia ou comportamento.

Por ser uma ação, normalmente, de ocasião momentânea, as empresas se preparam rapidamente para não perder a oportunidade e acabam não se planejando para fazê-la de forma eficaz e inteligente. Os "vendedores" sabem que precisam fazê-la, mas não se preocupam em como farão dela uma ação realmente proveitosa. E é daí que surgem os problemas. Querem aproveitar que a data é comemorativa, ou precisam esvaziar o estoque ultrapassado, querem trazer clientes a todo custo e acabam atolando os pés na lama.

O que muitas empresas se esquecem, é que uma campanha promocional é, antes de tudo, sustentada por uma marca que em sua maioria já possui um reconhecimento no mercado.
Preocupados apenas com o resultado rápido, as empresas acabam transformando uma ferramenta poderosíssima em uma verdadeira alavanca para o fracasso e para insatisfação dos clientes.

Alguns cuidados para montar uma campanha promocional:

- Qual é o objetivo da campanha? Estabeleça muito bem esse objetivo, pois você depende dele para traçar as estratégias específicas de ataque. O objetivo é elevar vendas? É trazer novos clientes? É um novo posicionamento de marca? Embora esses objetivos tenham alguma relação um com o outro, eles necessitam de estratégias independentes, cada qual direcionada para a meta que se tem.

- Definição de estratégias: Como sua campanha será feita? Quais os equipamentos, os serviços, os materiais para a campanha e sua divulgação?

- Respeite a sua marca: A sua marca possui uma identidade ou um posicionamento reconhecido pelos seus consumidores. Cuidado! Você precisa sempre estar de acordo com seus príncipios e missão da marca. Portanto, não faça promessas arriscadas (aquelas dificeis de cumprir), cumpra tudo o que prometer até o último dia de campanha, não use materiais promocionais que comprometem a sua identidade visual.

- Quem é o seu consumidor? Como ele vê uma promoção? O que eles esperam de uma promoção? Muitas vezes produtos mais sofisticados que atendem a um nicho de mercado mais seleto, normalmente tem uma resistência maior em comprar produtos de uma promoção. Pode parecer uma hipótese inóspita, mas é mais comum do que se imagina.

- Se programe: Não deixe para a última hora o que pode ser feito antes. No inicio do ano, você pode selecionar as épocas potenciais para o seu negócio e dessa forma se planejar para desenvolver ações dirigidas. Atente para as datas comemorativas, feriados, aniversários etc.

- Sua estrutura: Sua empresa tem a estrutura necessária para atender de forma eficaz a demanda de clientes que virão a partir da campanha? Se prepare para atender sempre um pouco mais do que você espera.

- Procure um profissional capacitado para lhe auxiliar com as estratégias comerciais, que se responsabilize pelos materiais de promoção, que pense na identidade visual para sua campanha. Esse profissional terá um conhecimento mais amplo sobre o mercado e com certeza te indicará as melhores formas de ataque, as estratégias e muitas outras ideias para desenvolver uma campanha promocional com êxito. Esteja preparado antes de divulgar sua campanha.

- Se prepare para os resultados: Sua equipe comercial, os vendedores, atedimento e até o financeiro devem estar a par da promoção. Disponibilize informações, materiais, para todos os funcionários. Responsabilize algum profissional para fazer o controle da procura a partir da divulgação. Seus equipamentos de telefonia e tráfego eletrônico precisam estar em ordem.

Essas são algumas dicas para o sucesso de sua campanha. Elas podem parecer um tanto quanto simples e óbvias, mas é nesses quesitos que a maioria das empresas cometem os maiores deslizes.

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