CG Propaganda
Quem sabe, sabe
Você conhece quem são seus clientes?
Pesquisas de mercado podem trazer informações importantes para lançamento de produtos e são essenciais para o sucesso de um negócio.
Redes sociais
Outras empresas do
Grupo CG Comunicação
 
Quinta-feira, 04 de Abril de 2019
Como vender com o Instagram Shopping
O que é o Instagram Shopping?

Disponível para as contas comerciais do Instagram no Brasil desde o primeiro semestre de 2018, a função Instagram Shopping permite criar publicações com links diretos para produtos específicos.
Cada publicação de venda terá um botão “Toque para ver os produtos” no canto inferior esquerdo das fotos. Ao clicar, uma marcação aparecerá nos produtos que aparecem na imagem, podendo ser marcados até cinco produtos por foto ou até nove por carrossel.
Quando um dos produtos marcados for selecionado, uma nova aba será exibida ainda dentro do aplicativo. Nessa aba será possível ver as informações básicas do produto e um botão “Ver no site”, redirecionando o cliente à loja virtual, podendo assim, efetuar a compra.

 


Como configurar seu Instagram

Para vender produtos utilizando a ferramenta Instagram, é necessário:

1. Um perfil comercial no Instagram. Caso sua conta já seja comercial, pode ignorar esta etapa. Para isto, atualize seu app Instagram para a versão mais recente. Depois de entrar no app (iOS ou Android), clique no botão perfil , depois clique no botão de menu  e finalmente no botão configurações, no rodapé . Dentro das configurações, entre na opção “Conta” e veja se existe uma opção no final do menu com a frase “Alterar para conta comercial”. Clique nesta opção e siga as instruções. 


2.  Uma loja virtual (e-commerce) em funcionamento, pois a plataforma do Instagram e Facebook não processa as compras, apenas direciona o comprador para o site em que os produtos são vendidos. Lembrando que o mesmo precisa estar de acordo com as políticas do Instagram, no qual não é permitida a comercialização de animais e bebidas alcoólicas. Caso você ainda não tenha uma loja virtual, entre em contato conosco. A CG Propaganda oferece plataformas modernas, práticas e acessíveis para hospedar seu e-commerce.

3. A loja precisa estar localizada no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, no Canadá, na França, na Alemanha, na Itália ou na Espanha.

4. O perfil comercial do Instagram deve estar conectado a uma página do Facebook da mesma empresa. No Facebook, você deve criar um catálogo de produtos do Facebook. Os produtos devem estar cadastrados nesse catálogo para serem utilizados pela ferramenta. Ele pode ser criado no Gerenciador de Catálogos do Facebook ou na própria página da empresa no Facebook, criando uma seção “Loja” dentro de sua página. O cadastro deve ser feito em um computador desktop. Não é possível realizar esta etapa nos apps. 

A conta é, então, analisada pela rede social e se o perfil atender a essas condições, o Instagram Shopping é aprovado. Normalmente, o processo leva alguns dias.



Como configurar a loja virtual para exportar os produtos para o Facebook

Este passo a passo é valido somente para as lojas virtuais da CG Propaganda.
Abra o painel administrativo da loja virtual, e clique na opção “Exportar dados” e na tela seguinte clique no botão “Criar Novo Catálogo”.

 

 

Na tela seguinte, você precisa entrar com os dados do seu catálogo de produtos.

 

A descrição é somente um nome amigável para que você identifique seu catálogo. No campo Tipo, você deve selecionar Loja Facebook XML. No campo Produtos, você deve selecionar qual o filtro de produtos que deseja utilizar. Os produtos que serão enviados ao Facebook respeitarão este filtro selecionado.
Depois de configurar todas as opções, clique no botão “Criar catálogo”.

 


Após cadastrar o catálogo, você voltará a tela inicial onde verá a lista dos “Catálogos de produtos“. Copie o endereço descrito na coluna URL, pois ele será necessário para integração no Facebook.


Como integrar o catálogo de produtos do Facebook com a loja virtual

Siga estes passos para:

1. Abra sua página comercial do Facebook fazendo login normalmente.
2. Após feito o login, acesse este endereço: https://www.facebook.com/products
3. Será mostrada uma tela com os catálogos de produtos existentes, associados à todas as páginas do Facebook que você administra. Caso não localize nenhum catálogo de produtos referente a sua página do Facebook, clique no botão "Criar Catálogo", selecione a opção "Comércio Eletrônico" e clique em Avançar. Caso já exista um catálogo referente a sua página no Facebook, clique no link “Adicionar produtos”, localizado na coluna da direita da listagem e pule para o passo 8.
4. Na próxima tela, no campo “Como você quer adicionar produtos ao seu catálogo?” selecione a opção “Carregar informações do produto”.
5. No campo “Quem é o proprietário deste catálogo?” selecione corretamente o nome da sua página no Facebook.

6. No campo “Dê um nome para este catálogo” entre com um nome de identificação à sua escolha.
6. Clique no botão “Criar”.
7. Clique no botão “Visualizar Catálogo”.
8. No menu lateral, selecione a opção “Produtos”.
9. Clique no botão “Adicionar Produtos”.
10. Selecione a opção “
Usar o carregamento em massa” e clique em “Avançar”.
12. Na tela "
Escolher a opção de carregamento" selecione "Feed programado" e clique em “Avançar”.
12. Na tela "Configurar feed" no campo "Insira a URL" insira o endereço que você copiou do catálogo de produtos criado na loja virtual. Deixe os campos usuario e senha em branco. Clique em “Avançar”.
12. Na tela "Programar atualizações" selecione “A cada hora” e preencha o intervalo de tempo no qual você deseja que o Facebook atualize as informações sobre os produtos.
12. Na tela "Concluir as configurações" ajuste a Moeda Padrão para "BRL - Real Brasileiro" e clique em “Enviar”.

Pronto, dentro de instantes o Facebook fará o cadastro automaticamente para você e diariamente irá buscar atualizações diretamente da sua loja virtual.
Ao cadastrar os produtos no Facebook, o mesmo já pode ser vinculado a sua conta comercial no Instagram.



Como criar uma publicação utilizando as tags do Instagram Shopping?

Com a conta agora aprovada e produtos cadastrados, é preciso habilitar a ferramenta configurando o Instagram. Para isso:

1. Acesse o perfil comercial do Instagram e vá às configurações tocando no botão Menu e sem seguida em Configurações. Como demonstrado na imagem abaixo:

 

 
2. Clique em “Empresa” e em seguida na opção “Compras”:

 


 
3. Escolha o catálogo de produtos que deseja vincular à conta (As opções aqui são dos catálogos de produtos que você configurou no Facebook).


4. Clique em “Concluir”.


Seguindo esses passos, já é possível criar uma publicação utilizando o Instagram Shopping. Para isso:

1. Escolha a foto e inclua a legenda e efeitos que deseja utilizar.
2. Toque em cima do produto que deseja marcar na foto.
3. Insira o nome do item, exatamente como consta no catálogo, selecionando-o quando aparecer na caixa de pesquisa.
4. Clique em “Concluir”. (Caso não haja mais produtos a serem cadastrados na mesma foto. Se houver, repetir o procedimento acima com o novo produto).
5. Clique em “Compartilhar”.


OBS: Para habilitar o botão “Loja” em seu perfil comercial no Instagram, é necessário ter ao menos cinco postagens de compras.

 


 
 
©2024 - CG Propaganda - Indaiatuba - SP - Brasil