CG Propaganda
Quem sabe, sabe
Você conhece quem são seus clientes?
Pesquisas de mercado podem trazer informações importantes para lançamento de produtos e são essenciais para o sucesso de um negócio.
Redes sociais
Outras empresas do
Grupo CG Comunicação
 
Quinta-feira, 19 de Julho de 2018
Responsabilidade Social Empresarial
O que é responsabilidade social empresarial?

Responsabilidade social é quando uma empresa desenvolve ações que possam contribuir com uma sociedade mais justa, igualitária e também em prol da conservação do meio ambiente. O conceito de responsabilidade social pode ser divido em dois níveis:

Interno: Quando se estabelece práticas sociais e ambientais dentro da própria empresa.

Externo: São estabelecidas práticas que ajudem a comunidade e o meio ambiente em uma maior escala.

Por que sua empresa deve praticar responsabilidade social?

As empresas socialmente responsáveis elevam a satisfação de seus clientes e aumentam assim, a sua fidelidade com a empresa. Além de realizar boas ações para a comunidade, as ações de cunho social engrandecem a sua marca diante de seus concorrentes e possibilitam também parcerias profissionais interessantes.

Outro resultado é a possibilidade de elevar a satisfação dos próprios funcionários perante a empresa que trabalham. Ser socialmente responsável é estabelecer um envolvimento importante com causas sociais e necessárias para a comunidade. 

Por onde começo?

Ações Internas
Um consumo consciente vai desde não manter as luzes acesas sem necessidade, consertar vazamentos de água, conscientizar os funcionários a usarem copos de vidro ou reutilizáveis em vez de copos descartáveis, além das reciclagens: empresas costumam consumir muito papel, por que não encaminhar para a reciclagem?

Ações externas
A sua empresa pode criar parcerias com as escolas e universidades públicas da comunidade e oferecer estágios profissionalizantes, ajudar financeiramente ou com mão de obra alguma instituição de caridade, firmar uma parceria entre a empresa e uma cooperativa de reciclagem, entre outras ações que possam melhorar o dia a dia das pessoas.

Além da responsabilidade social empresarial, as empresas podem se encaixar em outros dois nichos de ações:

Responsabilidade Social Corporativa:
Firmar parceria com outras empresas levando em consideração a saúde, educação, transporte, moradia, além da criação de programas sociais, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos funcionários e da população local.

Responsabilidade Ambiental:
Está ligada com a prática da preservação do meio ambiente, onde as empresas criam politicas responsáveis na área ambiental e priorizam a sustentabilidade.

O importante é garantir que as práticas sociais e ambientais sejam idealizadas e realizadas de forma honesta e com o verdadeiro espírito social. Não somente para valorizar a marca ou criar falsas premissas diante do consumidor. Combinado? ;)

Não sabe qual é o melhor formato de responsabilidade social para a sua empresa, ou não sabe por onde começar? Entre em contato, nós podemos te ajudar!
©2019 - CG Propaganda e Design - +55 (19) 3894-6007 - Indaiatuba - SP - Brasil