CG Propaganda
Quem sabe, sabe
Você conhece quem são seus clientes?
Pesquisas de mercado podem trazer informações importantes para lançamento de produtos e são essenciais para o sucesso de um negócio.
Redes sociais
Outras empresas do
Grupo CG Comunicação
 
Quinta-feira, 01 de Março de 2018
Apelo Racional ou Emocional?
Ao nos depararmos com qualquer tipo de publicidade, recebemos uma mensagem, seja ela sobre a marca, produto ou posicionamento de uma empresa. Basicamente esta mensagem pode ser dividida entre dois estilos de comunicação: Emocional ou Racional.

Toda propaganda não tem como objetivo vender um produto ou serviço?

Sim! Mas antes de lançar algum tipo de comunicação no mercado e consequentemente aos clientes, as empresas buscam conhecer seu público e como atingi-los, utilizando assim, as informações obtidas para desenvolver um apelo de comunicação eficaz para a sua propaganda.

Você já deve ter se deparado com um apelo racional em muitas propagandas e talvez nem tenha percebido a utilização desta técnica ou a diferença entre os estilos.

Entenda melhor:

O apelo racional é encontrado com mais frequência em empresas e produtos que buscam demostrar qualidades e efeitos reais. Busca-se comprovar a eficácia de seus produtos e causar uma diferenciação de seus concorrentes.

Por exemplo:

Jeep:




Vanish:




Já o apelo emocional pode ser percebido mais facilmente dentro da propaganda, já que causa nos consumidores mais do que a vontade de consumir o produto. A mensagem cria um relacionamento e afinidade com a empresa anunciante. O apelo emocional conta histórias e faz com que o produto ou serviço da marca seja relacionado com algum sentimento ou experiência.

Por exemplo:
 
Coca-Cola:



Natura:



Itaú:




Agora que você sabe a diferença entre o apelo racional ou emocional, conheça seu público e produto, utilize o apelo que irá atingir de forma mais eficaz os clientes de sua empresa e aguarde o resultado!
 
Gostou da ideia? Entre em contato, nós podemos te ajudar!
 

©2019 - CG Propaganda e Design - +55 (19) 3894-6007 - Indaiatuba - SP - Brasil