Quando uma oportunidade surge, deve-se aproveitar não é mesmo? Com o marketing não é diferente!
O marketing de oportunidade é uma ferramenta que aproveita das oportunidades de um conteúdo que, naquele momento, está em destaque no cotidiano das pessoas como: datas comemorativas, assuntos em destaque nas redes sociais ou nas mídias e fatos que causam comoção na população.
A principal função do marketing de oportunidade, é gerar conteúdo para alimentação dos principais canais de comunicação que a sua empresa se encontra, afim de criar uma proximidade da sua marca com o cotidiano dos seus consumidores.
Oportunidade ou oportunismo?
Primeiramente, é de extrema importância analisar qual é o impacto que você gostaria de causar com aquela mensagem nos seus consumidores e a partir disso, os riscos de obter um retorno negativo e compreensões ofensivas diminuem. Conhecer a fundo seus clientes garante o sucesso na entrega da mensagem.
Realize uma campanha de oportunidade, que além de conteúdo, gere credibilidade para a sua marca. Assimile os conteúdos que tenham significado para o segmento da sua empresa. Assim, é possível aproveitar a oportunidade de um conteúdo sem ser taxado de oportunista.
Fica a dica:
Conheça seu mercado e pelo o que ele se interessa. Surgiu um tema interessante e que está em destaque dentro de um nicho de mercado? Aproveite!
Conheça alguns casos de sucesso em que as marcas utilizaram o marketing de oportunidade para gerar conteúdo para os seus consumidores:
Durante a escolha do novo Papa no Vaticano, A marca de cervejas Crystal aproveitou o acontecimento para uma ação de marketing.
Muitas marcas vestiram a camisa do movimento LGBT, como a edição colorida de Doritos. O Doritos Rainbows não será vendido nos supermercados, ficando disponível apenas no site do projeto It Gets Better, que é o apoiador da Doritos nesta campanha.
Com o fim da série Breaking Bad, a marca Ponto Frio aproveitou para promover o lançamento do DVD da série.
Pokémon Go foi lançado e caiu nas graças do público rapidamente. Diante dessa febre, a marca portuguesa de cervejas, Super Bock, não perdeu tempo e utilizou o jogo na sua divulgação.
A rede de restaurantes Outback frustrou Daniel, que não foi atendido por chegar 1 minuto após o encerramento do expediente, aproveitando o destaque do assunto nas redes sociais, o Restaurante Entre Amigos, soube utilizar esse episódio negativo com o seu concorrente, para divulgar seu horário de funcionamento.
Apesar de muitas redes de fast food terem o mesmo produto, o Milk Shake de Ovomaltine, não pode ser citado, exceto pelo Mc Donald’s, ocorrendo um embate entre o Mc Donald’s e o Bob’s, e uma grande repercussão referente ao assunto. A marca Girafas, aproveitou o ocorrido para divulgar o seu Milk Shake de paçoca.
Gostaria de gerar conteúdos atuais e no qual os seus clientes se interessem? Entre em contato, nós podemos te ajudar!