Você já se questionou o que faz uma marca ser lembrada? Ou o que faz dela uma marca tão incrível, sendo que muitas vezes ela entrega o mesmo produto de seus concorrentes? O que realmente a diferencia de outras marcas?
Marca é um conjunto de características como: logo, mascote, slogan e outros objetos de identidade, junto com o posicionamento que uma empresa traz. Mas o que faz uma marca diferente da outra? A resposta é: Branding.
Branding não é apenas um logo, produto ou identidade. Mas sim, o que dizem sobre sua marca. Fazer com que os seus clientes percebam a sua marca como única. Um sistema de comunicação que entrega valor em vez de produto.
Branding não consiste apenas em ações de marketing com o intuito de aumentar a exposição da marca para os consumidores. Pode-se referir às ações internas da empresa e resultar consequentemente, na construção e consolidação da marca no mercado, tornando-se um relacionamento satisfatório com os clientes. A partir dessa identificação a marca passa a valer mais que os seus próprios produtos para os consumidores.
Outro propósito do Branding é aumentar o valor monetário da empresa, desenvolvendo uma reputação, organização e produtos, alinhados aos objetivos organizacionais e ao público almejado. Ou seja, todo trabalho deve ter como objetivo tornar a marca conhecida, mas, principalmente consolidada e preferência no poder de compra.
“Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar” Wally Olins. A gestão da marca pode ser entendida como a manutenção e a confiança dos compradores e o produto entregue suprindo as necessidades esperadas.
Branding de sucesso:
Red Bull: Criada há 26 anos, a Red Bull se alinhou às sensações de aventura, inclusive com os esportes. “Red Bull te dá asas” traz o conceito de uma vida cheia de energia e aventura, onde tudo é possível. Uma marca que conquistou espaço na cabeça do consumidor e um sinônimo de liberdade.
Coca-Cola: Terceira marca mais valiosa do mundo, a Coca-Cola é uma marca tão presente no imaginário das pessoas, que sua identidade visual é reconhecida em qualquer lugar do mundo. Vende o conceito de felicidade atrás de cada produto, trazendo um discurso consistente e emotivo de um mundo melhor e cheio de felicidade.
Dove: Criada em 1957 “O sabonete mais cremoso do que os outros”, teve sempre como foco em sua comunicação a hidratação. Dove não era apenas um sabonete, mas um hidratante. A partir de 2004 a marca mudou seu posicionamento com o apelo A Real Beleza, que traz em suas campanhas o intuito de resgatar a beleza natural. A partir deste posicionamento a empresa criou novos produtos e se tornou um dos carros-chefes da empresa UNILEVER.
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