O Ciclo de vida de produto define a vida útil de um produto no mercado, já que um produto, assim como a vida biológica, tem seu começo e fim. Sendo assim, divide- se a vida de um produto em quatro fases: Introdução, lançamento, maturidade e declínio. Entender como funciona cada etapa, garante ao fabricante tomar decisões importantes para o sucesso do seu produto e um retorno satisfatório durante cada etapa.
Introdução:
É a fase da criação e lançamento do produto, da introdução no mercado até quando as vendas começam a aumentar. Esse período é formado por uma produção pequena, vendas limitadas e pouca concorrência, já que o seu produto ainda é novidade no mercado.
O que fazer?
Questionamentos pode ser a chave do sucesso para seu produto. Qual é a maneira de atrair mais clientes ou como melhorar a estratégia de vendas a ser usada? A partir das respostas, identificar as melhores estratégias de como introduzir o seu novo produto no mercado.
Crescimento:
Aumenta a produção em escala e o valor do produto no mercado. Consequentemente concorrentes também se introduzem no mercado aumentando a competitividade, mas também as vendas do seu produto.
O que fazer?
Tomar decisões pioneiras diante de seus concorrentes, liderar ações de vendas e estratégias mais rápidas que os demais.
Maturidade:
Etapa onde o mercado alcança seu tamanho máximo, consumidores já definiram suas preferências, concorrentes já estão estabilizados e seu produto também. Considera-se esta como a etapa mais longa da vida de um produto.
O que fazer?
Investir para se destacar, realizar ações inovadoras que destaquem o seu produto das demais, mantendo assim seus lucros estabilizados e em aumento pois este é o momento em que os concorrentes do seu produto iriam iniciar uma briga para oferecer o preço mais baixo.
Declínio:
O mercado já se encontra saturado com o produto, então surge a etapa em que as vendas começam a cair, causando uma intensa mudança no mercado. Seu produto já não é mais novidade, alguém lançará um novo produto e o seu sairá de moda.
O que fazer?
Diante de um mercado em declínio e com consumidores que não se interessam tanto pelo seu produto, deve-se garantir que todo estoque seja vendido e alcançar o maior lucro possível.
É de extrema importância conhecer as etapas do ciclo de vida do produto afim de entender em qual etapa do ciclo seu produto está. Criar estratégias eficazes para potenciar suas vendas e garantir lucros satisfatórios. E logo, começar mais uma vez um novo ciclo com um novo produto ou uma nova versão do produto. Para melhor entendimento, as fases do ciclo de vida do produto podem ser observados no seguinte gráfico:
Gostaria de entender melhor sobre o ciclo de vida do seu produto no mercado? Entre em contato conosco.