Você sabe quem são seus clientes?
Por quais assuntos ele se interessa e em quais canais ou mídias ele consome informações?
Um recurso que facilita a realização desse direcionamento é a Persona. Conhecer seus clientes em potencial e a fundo, é um caminho para a empresa obter sucesso na entrega de um serviço e um retorno satisfatório. Este conhecimento vai além de estabelecer um público alvo, significa compreender características físicas, psicológicas, hobbies e atitudes do responsável pela compra.
Mesmo que existam perfis diferentes dentro do seu público, o processo pode ficar mais fácil com as perguntas certas. Criar uma ficha com dados com perguntas que sejam relevantes para traçar um perfil pode ajudar muito a implantar esta ferramenta.
Como fazer?
A técnica se baseia em criar um ou mais personagens fictícios (mas com características baseadas em pessoas reais) e direcionar seu conteúdo para elas.
Ana tem 42 anos, administradora, casada e mãe de dois filhos. Formada a 10 anos, pensa em fazer uma pós-graduação no próximo ano. Tem renda de R$2.800,00. Gosta de viagens, filmes e programas de auditório, não acessa a internet constantemente por falta de tempo.
A descrição de uma Persona pode se dar ao contar pequenas histórias sobre uma pessoa e seus gostos. Muitas empresas criam e imprimem a persona para estudo e questionamento, a fim de entender como Ana poderá se tornar uma futura compradora. Sem achismos, os dados podem ser adquiridos através de pesquisas qualitativas ou quantitativas.
Resultado?
A pesquisa trará um direcionamento, coerência de discurso e uma humanização no processo, já que todo o conteúdo será executado com foco em uma pessoa. Entender um comportamento te faz, além de conhecer, abordar seu público de forma correta e relevante, não correndo o risco de tentar vender algo para alguém que não se interessa em comprar ou mesmo alguém que não exista.
Ficou interessado nesta ferramenta? Quer conhecer melhor seu público e garantir um resultado positivo para sua empresa? Entre em
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