Você convenceu! A venda foi feita! E agora, como manter esse cliente por perto, para que novas vendas e indicações aconteçam?
Quem tem o próprio negócio, sabe do "suor" que lhe custou abrir a portas e conquistar os primeiros clientes! Sabe também o valor da fidelização deste consumidor para que ele traga novos clientes e faça novas compras! Mas na hora de fidelizar seu cliente, para que ele volte a comprar e indique seu negócio, erros muito comuns acontecem. Aqui listamos os 10 principais para que você fique esperto e não deixe que a conquista do cliente dure apenas uma primeira compra.
1. Prometer o que não pode cumprir!
Na hora de convencer o cliente de que seu produto deve ser comprado, promessas e argumentos poderosos são muito usuais. O problema é quando não é possível cumprir o que foi prometido. CUIDADO! Erros como esses, geram descontentamento eterno em seu cliente e o pior, o leva a falar mal da sua empresa ou produto, para todos que puder. E hoje esse consumidor conta com uma ferramenta poderosa para expor seu descontamento, a internet! Se for prometer e negociar, esteja certo que poderá honrar com o compromisso!
2. Achar que seu compromisso com o cliente acaba após a compra
Uma vez que seu cliente tenha adquirido seu produto, seu compromisso com ele se torna irrevogável. Ele comprou seu produto/serviço e a partir de agora é a vivência com o objeto comprado ou com o serviço contratado que determinará se este cliente voltará trazendo mais!! Seja compromissado com ele, cumpra as promessas, certifique-se de que o produto ou serviço esteja funcionando bem, certifique-se de que este cliente esteja bem informado quanto ao uso e honre com a garantia do produto.
3. Pós venda despreparado
Como anda seu pós venda? Sua equipe está preparada para tirar dúvidas, dar orientações? Essa equipe tem agilidade no retorno aos clientes? O SAC tem executado de forma íntegra e eficaz a sua função? Preparar seu pós venda é essencial para que seu cliente continue satisfeito com a relação que estabeleceu com você através da aquisição de seu produto ou serviço. Prepare sua equipe ou SAC, munindo-os de informação e consciência de sua função. Busque sempre a agilidade e prontidão no retorno ao consumidor.
4. Pós venda chato!
Em contra ponto com o que foi apontado no tópico anterior, há um outro extremo igualmente problemático. O pós venda irritante! É a famosa e insistente ligação toda "santa" semana, para saber sobre o que cliente tem achado do produto, se não deseja comprar um acessório, se não precisa de outros produtos, enfim! O desiquilibrio se dirige sempre aos extremos. Faça seu cliente saber que você está a disposição para o que for necessário, mas não encha-o de sugestões, perguntas e propostas insistentes.
5. Não se colocar no lugar do consumidor!
"Se coloque no lugar do outro!". Esta frase lhe parece aqueles famosos conselhos éticos? Não apenas parece, como é o próprio conselho. Se colocar no lugar do outro pode evitar que você faça com o seu consumidor aquelas mesmas "mazelas", tão conhecidas em sites de reclamação. Um príncipio simples que todo mundo já conhece, mas que anda em falta sobretudo entre empresas e seus consumidores.
6. Propaganda, sem estoque!
Colocou no ar a propaganda do produto e a demanda surpreendeu o estoque? Isso não é nada positivo para sua marca. Portanto, se prepare com pesquisas e testes de marketing feitos por empresas especializadas nesse tipo de estudo, antes da campanha de divulgação ir ao ar nas mídias. Estime o quanto seu estoque precisa para atender a possível demanda que virá. É até melhor ter um excedente posterior, do que ter consumidores insatisfeitos querendo seu produto nas prateleiras e pontos de venda, sem poder encontrá-lo.
7. Newsletter que polui a caixa de entrada de seu cliente!
Promoções e mais promoções todos os dia, informativos e notícias sem fim... Atitudes que estressam qualquer bom cliente. Os informativos por email são muito úteis, mas em doses exageradas, podem gerar efeito contrário às suas expectativas. Mantenha seu cliente bem informado, notifique-o periodicamente (no máximo 1 vez por semana) sobre suas promoções e isso já será suficiente para acompanhar seu consumidor.
8. Se esquecer do seu cliente!
Mantenha seu banco de dados e seu mailling atualizado para que você não se esqueça dos seus clientes. Lembre-se dos aniversários, data em que seu cliente firmou o primeiro negócio com você, datas comemorativas especiais. Envie uma mensagem, um brinde, uma lembrança. Isso cativa, toca e aproxima o seu consumidor, além de lembrá-lo sobre sua empresa.
9. Não reconhecer os erros!
Algo deu errado após a compra, o cliente não recebeu o produto de forma adequada, sua empresa falhou com ele. Seja humilde reconhecendo o erro e se retratando com esse cliente, antes que este erro se transforme em raiva e revolta. Reconheça o erro, concerte-o se for possível e se retrate. O caminho da humildade, assim como na vida, é o melhor caminho para manter seu cliente sempre por perto.
10. Tratar seu cliente como sendo "apenas mais um"!
Sua cadeia de clientes pode estar bem satisfatória. E para que ela continue crescendo é essencial você valorizar cada cliente como sendo exclusivo. Procure tratá-lo de forma personalizada, reconheça suas necessidades particulares e pense em como trabalhar com essa necessidade de forma individual e especial com ele. Ninguém é igual a ninguém, porque seus clientes seriam? Lembre-se que a cada atendimento, você tem a oportunidade de fortalecer sua empresa e de criar vínculos de sucesso. Portanto, não trate seu cliente como apenas "mais um" ou como um "número", trate-o como ele é - único.
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