Nos próximos meses, a CG Propaganda publicará um série de artigos intitulados "nunca mais", para vários erros muito comuns quando o assunto é publicidade e propaganda. E para começar, falaremos hoje sobre os 10 principais erros na hora de escolher a mídia para sua campanha!
Muitos anunciantes, principalmente os de primeira viagem, costumam cair em erros muito comuns quando vão investir em mídias. E por melhor que seja a intenção, a consequencia é sempre dura, afinal é no bolso que o problema desemboca. Dessa forma, nós da CG Propaganda selecionamos os 10 principais erros que você não deve cometer:
1) Falta de foco!
Não só na hora de investir em mídia mas para tudo na vida, a falta de foco é uma armadilha. Não traçar um objetivo claro e quais as estratégias e táticas para alcançar o que se pretente, te levará a lugar nenhum!
Tudo bem, isso parece óbvio, mas é mais corriqueiro do que parece. Então, antes de pegar seu dinheiro e suas espectativas e lançá-las em qualquer canal de mídia, reveja seus objetivos. Algumas perguntas que podem te ajudar a traçar seus objetivos: Qual crescimento em números ou percentuais deseja obter a partir dessa campanha? Em quanto tempo deseja alcançar esse crescimento?
2) Encarar investimentos em mídia ou publicidade em geral como sendo um gasto!
Não fosse pelo fato da falta de foco ser um problema tão inerente, colocaríamos esse segundo tópico como sendo o primeiro, tamanha sua incidência no meio publicitário. NUNCA considere investimento em mídia como sendo uma despesa ou gasto. Isso definitivamente não é verdade e se você tem enxergado assim, está na hora de rever sua administração financeira. Anunciar em mídias, seja ela qual for, é arriscar suas fichas em algo que pode ou não dar certo. Fazer isso com uma receita restrita ou comprometida pode significar prejuízo e frustração. Portanto, considere seu lucro nos últimos meses, separe um valor de aproximadamente 3% desse montante e reserve para seus investimentos em propaganda! Isso é mais prudente e caso não dê certo, você não ficará com uma mão na frente e outra atrás!
3) Achar que determinada mídia irá salvar seu negócio!
As mídias podem até te ajudar, mas o ideal é que você as tenha como uma alavanca e não como uma bandeira branca no meio de um náufragio. É mais sadio contar com as mídias para impulsionar seu negócio, levando-o para novas perspectivas de crescimento. Obviamente nem sempre isso é possível, mas quando se tem um problema a solucionar, é mais prudente pôr os pés no chão e trabalhar com as alternativas que já conhece ou com aquelas menos onerosas, do que investir em mídia para ver se resolve!
4) Deixar que seu Ego decida por você!
Tudo bem que algumas mídias elevam o status de sua empresa devido a credibilidade e reconhecimento que possuem com o público. Mas pensamentos do tipo: "
Vou anunciar na TV, porque todo mundo vai me ver" além de imaturo é muito vago e perigoso! Tenha seus pés no chão! Decidir onde e como investir em mídia é uma passo fundamental para sua campanha publicitária e vai bem mais além da ideia de que todo mundo vai te ver. Essa decisão demanda de estudos criteriosos de audiência e alcance, pesquisas de público e perfil do seu consumidor, análise peculiar de preço x impacto dessas mídias, etc. Que fique claro, descarte o Ego e seja racional.
5) Escolher a mídia que é mais vista!
No embalo do que acabamos de mencionar no tópico anterior, o perigo de escolher uma mídia porque ela é a mais vista pelos consumidores, é que nem sempre esses tais consumidores serão aqueles que irão se interessar por seu produto. Não caia nessa! A menos que seu produto seja um item de conveniência vendido no varejo e que todo mundo precisa comprar, o que você deve fazer é pesquisar as mídias que otimizem sua verba e seu IMPACTO. Como fazer isso? Selecione os veículos de mídia que possuem o maior índice de adequação possível com os seus consumidores atuais! Você irá perceber que nem sempre as mídias mais caras ou mais vistas, são aquelas ideais para sua campanha! Pondere isso e irá se surpreender com os resultados e com o valor do investimento final!
6) Se esquecer de seu orçamento de mídia!
Nunca se esqueça do seu orçamento inicial. Muitas vezes no desenrolar de sua campanha, vão aparecendo as famosas oportunidades imperdíveis e irrecusáveis em várias mídias diferentes e no entusiasmo por resultados você acaba investindo mais do que pode! Delimite o máximo que quer investir por períodos e trabalhe em cima desse valor. Conforme os resultados forem aparecendo você vai ampliando o valor do seu investimento.
7) Querer resultados imediatos logo no primeiro investimento!
A menos que você esteja divulgando uma promoção IMPERDÍVEL, os resultados de uma campanha podem demorar um tempo até aparecerem. Muitas vezes determinadas mídias precisam de tempo e de constância para que te tragam o retorno que espera. Seja perseverante, vale a pena!
8) Não checar os resultados!
Não dê bobeira!! Se você investiu seu dinheiro em propaganda, "faça das tripas, coração" para checar os reais resultados disso para o seu negócio. Interrogue seus consumidores sobre como e onde conheceram seus serviço ou produto, faça pesquisas no ponto de venda, insista em saber de onde seus consumidores vieram. Isso resulta em escolhas mais fundamentadas e eficazes em seus planos de mídia!
9) Achar que a agência de publicidade tem bola de cristal!
Reiterando o que já dissemos, tudo em mídia é investimento! Você anuncia, para ver se dá certo! A escolha dessa mídia é feita com base em previsões, pesquisas, resultados anteriores, e outros dados preliminares. Portanto, não espere que a sua agência de publicidade acerte sempre de primeira na escolha da mídia! Embora as agências possuam profissionais especializados, o universo das mídias continua sendo uma caixinha de supresas!
10) Ter medo de arriscar!
Não queira resultados diferentes, se você não arrisca! Arrisque, invista e persevere! Os resultados aparecerem gradativamente, como tudo na vida!
Esperamos que esse primeiro post de nossa série te ajude em seus próximos planos de mídia! Nós também podemos te ajudar com isso!
Clique aqui, para falar conosco. No próximo artigo o tema será "Nunca Mais erre no argumento de vendas"! Até lá!